“Diagrama fotografia” e pode ser “lido” ou performtizaado coletivamente em ações que chamo de “Ação/diagrama” (fotos abaixo). Realizei também acolagem de alguns pelas ruas, como esses na Lapa, no Rio de Janeiro, com a intenção de que fossem rabiscados. O tamanho original do diagrama impresso é A3, nas ruas ampliei para tamanho A2.
O Diagrama apresenta parte de uma pesquisa realizada por cerca de 7 meses no complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro. Ele foi parte da minha pesquisa no projeto organizado por mim Arquivos do Presente [link], em que o Arquivo Dona Orosina Vieira e o Museu da Maré eram nossos sítios de ação e investigação. Entrevistei quatro fotógrafos e uma artista que trabalha com fotografia. Como a quantidade de informação coletada e produzida foi imensa, o diagrama foi produzido como forma de difundir a pesquisa e colocar em movimento entradas para essa pesquisa sobre o que concerne a produção política de imagens no âmbito de uma favela, e as forças em ação mais ou menos institucionais nesse espaço. Portanto, assumindo uma complexidade, imprimi sobre a mesma superfície de papel títulos de matéria de jornal, ferramentas de concatenação do Arquivo de emergência [link] e conceitos, palavras e nomes de pessoas que foram entrevistados e falados nas conversas e entrevistas. A realização de Ação/diagrama é de alguma maneira uma continuidade dessas conversas, que são atualizadas por cada agente/participador, atualizadas em termos de sua própria experiência ou relação com aquele tema, modo de vida, luta política, e sensibilidades que são mobilizadas por tudo isso.
Ação: entrevistar. pesquisar. ler. procurar. fazer circular informação.
Execução: papel A3, 1 x 0 cores, tiragem 1500. para a rua foram produzidas cópias A2.
Descrição: O diagrama apresenta parte de uma pesquisa realizada por cerca de 7 meses na Maré, como parte do projeto Arquivos do Presente [link]. Foram entrevistados quatro fotógrafos e uma artista que trabalha com fotografia. Os fotógrafos fizeram curso de formação no CEASM e no Observatório de Favelas. Davi Marcos, Francisco Valdean, Naldinho Lourenço e Ratão. Aude Chevalier, também entrevistada, é francesa.
Exposição: O diagrama está sendo distribuido gratuitamente e colado em escolas e universidades (tamanho A3). Nas ruas do Rio de Janeiro é colado em tamanho A2 . É sugerido que as pessoas desenhem sobre o diagrama.
Data: Diagrama produzido entre maio/outubro de 2009.